19.10.09

Lembram-se do caso dos 40 animais para abate do Mte de Caparica?! Vejam esta história incrível de 1 dos animais que lá estava e foi recolhido p UPPA..




RETIRADO DE http://www.uppa.pt/:
Bóris regressou a casa (três anos depois)O Bóris (o seu nome de nascimento é Igor) voltou a casa três anos depois de ter fugido, assustado com uma tempestade.
Quando o Bóris chegou à UPPA, ficámos muito tristes e chocados – para quem não se recorda, o Bóris era um dos quarenta animais do caso “Charneca da Caparica”, que, graças à Madrinha Florbela chegou às “mãos” da UPPA em Janeiro de 2009 – estava um verdadeiro "farrapo", subnutrido (menos 20 quilos do que o peso normal de um pastor alemão), coberto de lama e de fezes, triste e deprimido.
Andava apenas com as patas da frente arrastando, com muitas dores e sofrimento, as traseiras.
Tudo isto, resultado de dois anos de acorrentamento (corrente com menos de um metro), num quintal/pocilga com cerca de 40 cães, na Charneca da Caparica, onde abundava a falta de higiene e escasseavam os alimentos.
O Bóris foi de imediato levado ao veterinário, onde foram feitos os testes necessários, a verificação de existência ou inexistência de chip e a prescrição necessária para iniciar o seu tratamento. Apesar do seu estado muito debilitado e do diagnóstico do veterinário não ser dos mais esperançosos, prometemos ao Bóris que não iríamos desistir dele!
Foram nove meses de árduo acompanhamento e dedicação, que se revelaram também muito gratificantes.
O Bóris que chegou até nós desaparecera e, em poucos meses, recuperou a alegria e a vontade de viver. Também recuperou de saúde (da displasia da anca e de outros problemas), graças ao esforço de todos os voluntários da UPPA que, semanalmente, faziam passeios e corridas com ele.
Faltava apenas cumprir a última promessa, o dono especial.
De entre dezenas de contactos que tivemos, apareceu, finalmente, em Agosto uma família especial, a do Ricardo da Charneca da Caparica, dono de uma Boxer, a Ema, por quem o Bóris se apaixonou de imediato! Concretizou-se a adopção e fomos, como é nosso procedimento, chipar o Bóris com o nosso contacto. Qual não foi o nosso espanto, quando nos informaram que o "Bóris" tinha outro chip colocado um pouco mais acima do que é habitual e cujo código não pertencia àquela clínica. Ficámos de “queixo caído” o “nosso” Bóris tinha dono!!!! Uma falha da máquina na detecção do chip em Janeiro, comprometia, nove meses depois a adopção Bóris….
Como era 6.ª Feira teríamos de esperar pela próxima 2.ª para que os veterinários pudessem esclarecer o assunto com o SIRA.
Ainda assim, o Ricardo e a sua simpática família decidiram levar o Bóris a passar o fim de semana à sua nova casa, por ironia do destino na Charneca da Caparica, comprometendo-se, no entanto, a deixar o processo de adopção em “stand by” até a questão do chip estar resolvida. Segunda-Feira, após contactos entre veterinários, recebemos então um telefonema!
O dono do Bóris, o qual contou que o cão havia fugido há cerca de três anos, assustado com uma tempestade e, que, já tinha perdido a esperança de o voltar a encontrar.
Notámos na sua voz uma felicidade imensa e um desejo explícito de voltar a ver e ter o seu cão, afinal de nome Igór.
Enviámos então um e -mail ao dono do Bóris/Igór relatando-lhe o tormento pelo qual o seu cão passara durante dois anos, a sua recuperação graças ao esforço de todos os elementos da UPPA que a ele se dedicaram de coração.
O reencontro foi então marcado para o Sábado seguinte e assim que o dono saiu do carro, o Bóris/Igor começou a abanar a cauda de alegria e a ladrar. Agarrou-se ao dono e começou a uivar (um choro de alegria) que nos comoveu muito.
Dois anos de sofrimento e perda do seu dono não o haviam feito esquecer-se dele. O Bóris/Igor tinha muitas saudades e manifestou-as em carinhos e lambidelas.
O Bóris/Igór ficou muito feliz e por isso também ficámos felizes por ele.
Tudo se passou em menos de meia hora, o dono deu-nos a documentação e lá foi encantado da vida com o seu Igór!
A UPPA cumprira, mais uma vez, a sua missão!

1 comentário:

“Um gato leva a outro” disse...

Que maravilhoso trabalho o de todos os que se empenharam em salvar o Bóris/afinal Igór!!! Têm aqui uma maravilhosa recompensa também. O Bóris chegou a estar no meu Blog de Divulgação de Animais :) Felicidades para ele e família dele e que nunca mais se percam!!!